O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou ontem terça-feira o cancelamento de mais de 5,3 milhões de títulos de eleitor em todo o país. A medida afeta aqueles que não compareceram às urnas nas últimas três eleições e não justificaram a ausência ou pagaram as multas correspondentes.
Embora o prazo para regularização tenha se encerrado na última segunda-feira, os eleitores ainda podem solicitar a reativação de seu título até o dia 29 de maio. Para isso, é necessário realizar o pedido presencialmente em um cartório eleitoral ou por meio do atendimento virtual disponibilizado pelo TSE.
O órgão eleitoral esclareceu que o cancelamento não será comunicado individualmente. Para verificar a situação do título, os eleitores devem acessar o site do TSE. “Quem não tiver quitado seus débitos deverá fazê-lo, mas a quitação não impedirá o cancelamento”, alertou a Justiça Eleitoral. “Será necessário, além de pagar os débitos, requerer a regularização do título.”
A partir de 30 de maio, aqueles que não tomarem nenhuma providência terão o título cancelado definitivamente, ficando impedidos de votar ou de se candidatar a cargos eletivos.
O processo de cancelamento visa garantir que o cadastro eleitoral reflita com precisão os eleitores ativos, mantendo a integridade das eleições no país.